quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como prometido irei falar sobre máquina virtual

Máquina virtual é você simular outro computador através de um programa que não irá causar qualquer problema em seu sistema operacional ou nas partições do seu disco, ou seja, você o utiliza como qualquer outro software. Para montar a maquina virtual ele precisa criar um HD virtual, ou seja, ele reserva um espaço livre em uma das suas partições para ser o HD e conter as informações da sua máquina virtual como configurações e etc. É importante lembrar que essas máquinas virtuais podem ser deletadas através do próprio software ou como se fosse um arquivo comum que você utiliza em seu dia a dia sendo assim ela não gera nenhum transtorno ou complicação para o usuário.
Hoje você vai aprender a utilizar este recurso que podem ser muito interessantes para testar um sistema operacional sem a necessidade de formatar o seu computador. Para isso iremos utilizar um software gratuito chamado Virtual Box que pode ser baixado no site “baixaki”.
Após o download concluído você deve instalar o software, fazer isto é um processo simples, porém qualquer duvida poderá ser retirada neste tutorial.
Execute o instalador e depois clique em “Next” na janela que irá abrir. Na próxima janela que irá aparecer você deve marcar a seguinte opção “I accept the terms in the License Agreement” e clicar em “Next” novamente. Na próxima janela será exibida uma opção em que você poderá escolher quais recursos deseja instalar, não mexa na mesma, pois por padrão todas estão marcadas para serem instaladas então apenas clique em “Next”. Em seguida você poderá selecionar os atalhos que serão criados para o programa depois de feito isto clique em “Next”. A próxima janela que você vera será um alerta onde estará escrito que a sua conexão com a internet será reiniciada durante a instalação caso você estiver fazendo um download ou utilizando a mesma para algo importante termine antes de continuar, feito isto clique em “Yes” e na janela a seguir em “Install”. Agora o programa começara a ser instalado e durante o processo poderá aparecer uma janela perguntando se você deseja instalar alguns recursos adicionais ou componentes do seu computador a máquina virtual sempre que isto acontecer clique em “instalar”. Após concluir o processo clique em “finalizar”.
Agora abra o programa caso ele não tenha aberto automaticamente nele você terá dois espaços um onde terá uma lista de suas máquinas virtuais que no momento deve estar em branco pois você ainda não criou nenhuma e outra onde ao selecionar uma máquina virtual ela exibe as informações da mesma.
Note que em cima do espaço que está a esquerda há uma série de opções clique em “Novo” posteriormente em “Próximo”. Agora você deve escolher um nome para a sua maquina virtual procure colocar o nome do sistema operacional que você pretende instalar nela e em baixo você deve selecionar o sistema operacional que você irá instalar e a versão do mesmo, lembrando que você deve ter o cd de instalação ou o arquivo “ISO” para instalar o mesmo. Após fazer isto clique em “Próximo”. Na janela seguinte você deve selecionar a quantidade de memória do seu computador que será utilizada durante a utilização da maquina virtual nunca coloque mais do que ¾ da sua memória, pois o outro sistema operacional da sua maquina o que você utiliza no dia a dia também estará rodando e necessitara de memória, após escolher o quanto de memória a sua maquina irá ter clique em “Próximo”. Na janela seguinte seleciona a opção “criar novo disco rígido” e clique em “Próximo”. Agora você irá criar um HD para sua máquina virtual na janela que irá aparecer clique em “Próximo”. Bom agora podemos optar por limitar a capacidade de armazenamento desse HD ou não limitar, recomendo que você limite a capacidade de armazenamento selecionando para isso a opção “Armazenamento de tamanho fixo”. Na próxima janela você deve escolher a capacidade de armazenamento do HD da sua máquina virtual lembrando que esse espaço deverá estar disponível no seu HD. E também será possível escolher o local onde será salva a sua máquina virtual. Feito isso clique em “Próximo” e em seguida em “Finalizar”. Aguarde enquanto o programa cria o HD da sua máquina virtual e clique novamente em “finalizar”. Você irá retorna a janela inicial do programa, perceba que agora você já possui uma máquina virtual. Agora você deve selecionar a mesma e clicar em “Iniciar” uma janela com o titulo de primeira execução será aberta você deve clicar em “Próximo” em seguida você deve selecionar em que lugar se encontra os arquivo de instalação do sistema caso esteja em um CD ou DVD apenas deixe selecionado em tipos de mídias a opção referentes ao mesmo e coloque o cd no seu computador caso ainda não tenha feito, após isto selecione em Mídia de Origem o driver em que você colocou o CD ou DVD . Caso os arquivos estejam em uma imagem de uma mídia faça o seguinte: Em origem de mídia do lado onde você seleciona o driver em que estaria seu CD ou DVD tem um desenho de uma pastinha clique no mesmo, Após isto uma janela irá abrir onde você deve clicar em “Acrescentar” que se encontra na parte superior da janela e localizar a imagem que você deseja usar após isto selecione a mesma e clique em abrir. Você irá voltar para a janela anterior então clique “Selecionar”.
Na janela seguinte clique em “Próximo” e em seguida em “finalizar”. Pronto a sua máquina virtual agora irá iniciar a instalação do seu sistema operacional.
Importante: para voltar a mexer no seu sistema operacional apenas aperte na tecla “ctrl” da direita.

Nenhum comentário: