domingo, 31 de janeiro de 2010

Dicas para usuários


            Dica 1
Para quem possui conta no Windows Live, ou seja, utilize um e-mail da Hotmail e o utiliza somente para bater papo ou como servidor de e-mail saiba que está perdendo a oportunidade de utilizar várias ferramentas gratuitas e a maioria delas nem requer a instalação de um software como é o exemplo do calendário (funciona como uma agenda eletrônica), Organizador de eventos (você encontra um meio simples e fácil de organizar suas festas no que se refere aos convidados) e ainda um Disco virtual de 25 GB muito útil para ter os seus arquivos sempre à mão em qualquer lugar sem correr o risco de infectar um Pendrive ou também poderá ser usado para fazer uma cópia de seus arquivos importantes para que não ocorra a perda do mesmo quando o seu computador der algum problema.
Além disto, ainda é possível o download de várias ferramentas extras que podem ser realizados junto com o download do MSN ou separadamente.
Para ter acesso a todas essas opções basta entrar no seu e-mail e clicar em cima da opção “mais” que encontrasse no menu superior e selecionar a opção “todos os serviços”.

Dica 2
Quando você receber um arquivo por e-mail ou fizer um download não mande que o navegador baixe e automaticamente já abra o mesmo, e sim o salve em um lugar de sua escolha e assim que terminar de baixar antes de abrir o arquivo faça uma varredura no mesmo com o seu antivírus.

Dica 3
Porque não se deve fazer uma operação bancaria pela internet?

Resposta: Nem os bancos e muito menos o seu computador pessoal estão totalmente protegidos contra as ameaças existentes hoje, muito pelo contrário a falha na segurança é grande. O primeiro problema é como os usuários informam sua senha para logar no sistema do banco, pois tanto pelo teclado convencional quanto pelo teclado virtual o modo de capturar a senha de uma conta específica é fácil e é feita a partir de um simples programa que capta o que a pessoa digita ou clica, chamado Keylogger e posteriormente envia na mesma seqüência para o cracker (e não hacker como a imprensa costuma chamar aqueles que cometem crime pela internet de forma erronia e preconceituosa). Que está monitorando as atividades do seu computador. 

O segundo problema é que para o usuário entrar no sistema é necessário deixar uma ou mais portas abertas assim digamos (para os mais entendidos eu estou falando das portas TCP e UDP) e mesmo que as mesmas sejam monitoradas 24 horas por dia e tenham os acessos controlados sempre há um modo de enganar o sistema.

Podemos utilizar o exemplo do Orkut em que para roubar uma conta geralmente é utilizada uma ferramenta que troca o seu e-mail cadastrado para recuperar senha, assim se pode requisitar uma nova senha para a sua conta está opção é utilizada em caso de perda de senha, porém com este tipo de ferramenta que podemos citar como exemplo dentre várias existentes o “Double Orkut” a senha não irá ser recuperada e sim “roubada”.

Existem várias versões destes programas isto porque eles geralmente têm um tempo de funcionamento, porque assim que essas ferramentas são identificadas seu acesso é bloqueado ao servidor ou rede, porém antes mesmo disto acontecer uma ou mais novas ferramentas já estão disponível para download na internet com o mesmo fim, só que ainda não está com acesso bloqueado. Assim podemos concluir que é um círculo vicioso, pois os meios de invasão são bloqueados, porém sempre há outra forma e é isso que essas ferramentas são uma forma de invasão que utilizam uma determinada brecha na segurança dos computadores e redes para executar uma determinada ação indesejável.

Espero que este texto de minha própria autoria tenha ajudado vocês à compreender um pouco sobre o quanto deve-se tomar cuidado com o que vocês fazem na internet.

Nenhum comentário: